Apresentação

Panorama histórico da Ciência Aberta é o segundo curso da Série 1 da formação. Dessa vez, os alunos fazem conexões com outros países e são apresentados ao contexto internacional do movimento da Ciência Aberta.

Neste percurso de 10h, os participantes dão uma paradinha num mirante para apreciar algumas iniciativas do Governo Aberto e também fazem o primeiro passeio pelo uso de dados administrativos para produzir novos conhecimentos e políticas públicas em saúde (tema que será aprofundado na Série 2). Os alunos têm, ainda, a oportunidade de contrastar as principais expectativas depositadas na Ciência Aberta por diversos atores e antigas problemáticas (como as assimetrias do fazer científico entre países), refletindo criticamente sobre as oportunidades e riscos para a sociedade brasileira.


Conteúdo programático:

Aula 1: Cenário Internacional
Aula 2: Cenário Brasileiro
Aula 3: Ciência aberta e saúde: abertura dos dados governamentais
Aula 4: Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar
Aula 5: Uma ciência aberta, várias expectativas
Aula 6: Visões críticas da Ciência Aberta
Aula 7: Qual Ciência Aberta precisamos?

Conteudistas:
Anne Clinio (Coordenação de Informação e Comunicação/Fiocruz) | Paula Xavier (Coordenação de Informação e Comunicação/Fiocruz) | Flavia Tavares Silva Elias (Gerência Regional de Brasília/Fiocruz) | Gabriela Oliveira (Gerência Regional de Brasília/Fiocruz) | Marcia Luz da Motta (Gerência Regional de Brasília/Fiocruz) | Bethania Almeida (Cidacs/Fiocruz Bahia)

Carga horária: 10h

Matrículas: Clique aqui para se increver 

Saiba mais sobre a Formação Modular em Ciência aberta em http://campusvirtual.fiocruz.br