Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº52

31.10.18

 

O final de 2018 está se aproximando, mas os usuários do Portal de Periódicos vinculados a mais de 400 instituições brasileiras ainda podem recorrer à capacitação on-line para conhecer melhor os recursos de pesquisa disponíveis.

Os treinamentos são realizados de segunda-feira a sábado, em horários variados, e oferecidos por áreas do conhecimento. Além disso, são gratuitos e abertos a todos os interessados.

São várias possibilidades à disposição dos usuários. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes têm a oportunidade de assistir apresentações ministradas por representantes de editoras e sociedades científicas com as quais a CAPES assina os conteúdos.

A primeira quinzena de novembro terá turmas voltadas para Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Para fazer a inscrição e participar dos treinamentos, siga os passos:

  • Faça login no Meu Espaço (caso ainda não possua identificação, faça o seu cadastro clicando em “Novo usuário”)
  • Entre na área de Treinamentos
  • Clique em “Solicitar inscrição”
  • Acompanhe, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso

Clique no banner abaixo para ver a agenda completa dos treinamentos on-line. Bom curso!

Opção “buscar assunto” permite aplicação de estratégias de pesquisa

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece aos usuários diversas possibilidades de consulta ao acervo. As mais populares são as caixas de busca disponíveis na página inicial da biblioteca virtual, por permitirem uma investigação rápida e objetiva.

Para a recuperação de informação durante uma pesquisa ter qualidade, é importante um planejamento da estratégia de busca. A metodologia deve conter um conjunto de ações ou táticas relacionadas com restrições e/ou limites determinados pelo usuário. O pesquisador também deve traduzir sua necessidade utilizando, além da estratégia, algumas outras especificações, como, por exemplo, o uso de palavras-chave bem direcionadas.

Para isso, existe na biblioteca virtual da CAPES uma alternativa por meio da qual é possível utilizar estratégias para um resultado mais específico: ao entrar no link buscar assunto, o usuário pode, entre outras ações, empregar os operadores booleanos na caixa de pesquisa. Uma vez que os operadores booleanos definem relações entre termos em uma consulta, há a possibilidade de criar uma pesquisa genérica ou limitada.

Os operadores são and, or e not:

  • And combina os termos da pesquisa para que cada resultado contenha todos os termos
  • Or combina os termos da pesquisa para que cada resultado contenha, no mínimo, um dos termos;
  • Not exclui termos para que cada resultado não contenha nenhum dos termos que o seguem.

A metodologia foi desenvolvida por George Boole, matemático e filósofo britânico que viveu entre os anos 1815 e 1864. Com três operações básicas (and, or e not), a álgebra de Boole é utilizada no processamento de dados de computador, na automatização da produção industrial, na teoria aplicada aos fluídos e na ciência da informação.

Os usuários podem utilizar as apas (“ “) para realizar a pesquisa. No entanto, este recurso serve para buscar frases exatas e indica a ordem em que os termos devem aparecer nos resultados. Naturalmente, reduz a quantidade de resultados recuperados.

A aplicação de outros métodos também é importante para um resultado apurado, como os operadores de truncagem e de proximidade. O ideal é buscar auxílio em uma biblioteca, caso existam dúvidas ou dificuldades para a utilização de estratégias de busca. Muitas consultas sem resultados recuperados se devem ao uso equivocado dessas técnicas (colocação indevida de aspas, combinação equivocada de operadores de truncagem etc.).

Ainda na busca por assunto do Portal de Periódicos, o usuário tem à disposição a “busca avançada”, onde pode aplicar filtros, como data de publicação, tipo de material e idioma, além de utilizar os operadores booleanos e outros recursos de consulta para maximizar os resultados e alcançá-los com maior agilidade.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Notícias do Portal de Periódicos

26.10.18

Novo conteúdo no Portal: conheça os periódicos da editora Taylor & Francis

Usuários da biblioteca virtual têm acesso a revistas científicas das coleções Social Science & Humanities Library e Science & Technology Library


29.10.18

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à publicação da Historical Association

O Annual Bulletin of Historical Literature fornece análise seletiva e críticas de livros, revistas científicas e artigos na área de História


25.09.18

CAPES participa de encontro de pró-reitores em Florianópolis

Dirigentes trataram de temas como financiamento, avaliação, internacionalização, expansão da pós-graduação brasileira e o futuro da ciência


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd