Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº40

27.04.18

 

A brasileira Thaís Vasconcelos é ganhadora da edição 2018 de uma das premiações mais cobiçadas do mundo da Biologia: a John C Marsden Medal, da Linnean Society, de Londres. A honraria é entregue à melhor tese de doutorado da área para programas de pós-graduação do Reino Unido.

O título da tese premiada é, traduzido para o português, “Homogeneidade morfológica, heterogeneidade filogenética e complexidade sistemática em grupos de plantas com muitas espécies”

Thaís é bacharel em Ciência Biológicas e mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). A pesquisadora foi estudar no Reino Unido graças a uma bolsa da CAPES e lá se formou PhD em Sistemática e Biologia Evolutiva pela University College London.

“O meu trabalho, assim como todas as dissertações de mestrado e teses de doutorado do mundo, é importante para construir o conhecimento de base”, avalia a especialista.

“Toda questão que um cientista ou um aluno de pós-graduação decide se debruçar sobre vale a pena ser respondida, mesmo que pareça sem importância para a maioria das pessoas ou que não tenha uma aplicação direta muito óbvia”, conclui.

Saiba mais

 

 

Conheça novo recurso implementado na busca por assunto do Portal de Periódicos

Os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm à disposição um auxílio a mais para análise de artigos científicos que fazem parte do acervo. Recentemente, foi adicionada à biblioteca virtual uma aba de métricas, disponível na busca por assunto.

A utilização de índices bibliométricos tem ganhado cada vez mais espaço na análise de publicações científicas e, inclusive, na evolução da Ciência como um todo. A ampliação de seu uso se deve à característica mais uniforme de interpretação de dados, uma vez que as avaliações até então feitas nesse campo estavam muito mais relacionadas a propriedades qualitativas do que quantitativas.

Como forma de apoiar esse processo, a equipe do Portal de Periódicos atuou para que informações quantitativas e referentes às métricas dos termos inseridos na busca por assunto fossem apresentadas na tela de resultado de pesquisa. Assim, o usuário encontrará na aba “métricas” dados (quando estivem disponíveis) que podem estar relacionados a citações feitas, citações recebidas, indexação nas bases de referência Web of Science e Scopus e índices altmétricos. As informações registradas podem ocorrer de forma isolada ou conjunta.

Os índices altmétricos têm como fonte registros de acesso, comentários, links e citações textuais ou indicações em bookmarks sociais que ocorrem na internet. Segundo o pesquisador Fabio Gouveia discute nessa análise – disponível pelo Portal de Periódicos –, pode-se afirmar que “os estudos altmétricos cada vez mais terão condição de fornecer um melhor entendimento das dinâmicas subjacentes ao processo final de citação e um contexto para estas análises, em que poderemos entender o papel que diferentes publicações têm na academia”.

Ainda de acordo com o autor, “dados altmétricos de acesso aos artigos e de comentários sobre eles podem servir de monitoramento quanto ao interesse e relevância do conteúdo publicado ao longo do tempo; a partir do acompanhamento desses dados, num estudo estatístico mais aprofundado, seria possível verificar a procura pelo artigo”.

 

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Notícias do Portal de Periódicos

23.04.18

Portal de Periódicos não oferece mais suporte para acesso pelo Internet Explorer

A Microsoft não disponibiliza mais correções às versões antigas do navegador, de forma que os usuários podem se expor a vírus e outros tipos de ataques mal-intencionados, comprometendo a segurança de dados pessoais


19.04.18

CAPES apoia projetos de intercâmbio de graduação em Engenharias

A iniciativa é fruto da parceria da fundação com dois ministérios franceses


16.04.18

CAPES lança chamada para mestrado em cinema nos Estados Unidos

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até dia 03 de junho. Os candidatos devem preencher formulário da Comissão Fulbright

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd