Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº35

15.02.18

 

O Portal de Periódicos incluiu em seu acervo mais uma opção de pesquisa para profissionais ligados à área da saúde: a Cochrane Digital Library.

Usuários de todo o Brasil, vinculados ou não a instituições de ensino participantes da biblioteca virtual, têm acesso a conteúdos como a Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), a Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) e a Cochrane Clinical Answers (CCA).

A Cochrane é uma rede de relacionamentos global independente composta por pesquisadores, profissionais, pacientes e pessoas interessadas em saúde.

A organização reúne e resume as melhores evidências da área com o objetivo de oferecer alternativas para diversos tipos de tratamentos.

São mais de 37 mil colaboradores em aproximadamente 130 países que trabalham em conjunto para produzir informações com alta credibilidade. A equipe conta também com 52 grupos de revisão que abrangem uma variedade de tópicos, que vão desde doenças infecciosas à saúde bucal, gravidez e parto.

Para a diretora editorial da Cochrane, Deborah Pentesco-Gilbert, “a licença nacional é uma ótima oportunidade para aprimorar a saúde no Brasil, uma vez que as decisões serão tomadas com base em evidências de alta qualidade”.

A CDSR e a CENTRAL estão disponíveis por meio da plataforma Cochrane Library, enquanto a CCA possui acesso próprio.

Clique aqui e saiba como acessar o conteúdo.

 

 

Conheça cinco enciclopédias disponíveis no acervo do Portal de Periódicos

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso* a uma plataforma que reúne grande quantidade de informações científicas das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Ambientais, Biológicas, Humanas e Sociais Aplicadas: a CAB Direct, da editora Cabi Publishing.

As categorias andam lado a lado e se complementam: a prática da agricultura, por exemplo, implica no volume de estoques renováveis, danos ao meio ambiente, redução do carbono no solo, sistemas aquíferos e custo energético. Devido à interdisciplinaridade, é importante que a comunidade acadêmica tenha à disposição recursos variados para ampliar o conhecimento e a produção científica.

“Nosso planeta tem uma série de sistemas complexos e dinâmicos, que governam sua evolução no passado, seu estado atual e suas condições futuras para todos os seus habitantes”, afirma a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Segundo a entidade, a ação do homem está alterando vários aspectos do funcionamento do planeta, “incluindo o balanço de radiação, albedo terrestre, disponibilidade hídrica, biodiversidade e a composição da atmosfera”. Por isso, “o entendimento do sistema em todas suas componentes, inclusive a socioeconômica, é um enorme desafio científico para o país”.

A Cabi Publishing oferece aos usuários do Portal de Periódicos cinco enciclopédias, com acervo que varia de 1997 até o presente. O acesso ao conteúdo pode ser realizado pelo link buscar base. As obras de referência disponíveis são:

Animal Health and Production Compendium

Reúne o conhecimento prático e global relativo à produção de animais ruminantes, suínos e aves. Com ênfase na saúde animal, abrange também informações sobre nutrição e manejo. Oferece tópicos relativos a habitação, comportamento, genética, técnicas de reprodução, identificação, transporte, bem-estar, abate e legislação de produtos

Aquaculture Compendium

É uma compilação do conhecimento global sobre aquicultura. Inclui a gestão de recursos aquáticos no contexto mais amplo, com informação sobre todas as espécies cultivadas em água doce, salobra e marinha. Oferece informações sobre sistemas de produção aquáticos e uso sustentável de água. Inclui tópicos sobre peixes, crustáceos, moluscos e algas, além de dados sobre genética, sementes, qualidade da água, técnicas de engenharia e legislação.

Crop Protection Compendium

Reúne uma gama de conhecimentos obtidos de especialistas sobre todos os aspectos da proteção de plantas, incluindo doenças que ocorrem em cerca de dez mil espécies. Oferece texto e ilustração sobre milhares de pragas, plantas daninhas, espécies invasoras e inimigos naturais de importância regional ou mundial, bem como mapa de distribuição geográfica.

Forestry Compendium

Trata-se de uma coletânea multimídia e dinâmica sobre o conhecimento global relativo à silvicultura, incluindo mais de 20 mil espécies de interesse florestal. Cobre as áreas tropicais, subtropicais, temperadas e boreais. Inclui ensaios de plantio, sistemas agroflorestais e floresta natural. Oferece também informações detalhadas sobre taxonomia, clima, solo, pragas, doenças e plantas daninhas, hospedeiros e sua distribuição, biologia e ecologia, meios de circulação e dispersão e inimigos naturais.

Invasive Species Compendium

Coletânea com diferentes tipos de informações científicas para apoiar a tomada de decisões no gerenciamento de espécies invasivas causadoras de doenças animais e que ameaçam o meio ambiente em todo o mundo.

*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Notícias do Portal de Periódicos

09.02.18

Britannica Escola realiza treinamentos para professores em fevereiro

As inscrições são gratuitas e os professores podem escolher o horário mais conveniente para participar da capacitação


06.02.18

Base de dados especializada em Química oferece recursos para aperfeiçoamento do setor

O Science of Synthesis permite a pesquisa combinada de termos em textos completos e ainda a busca por estruturas sintéticas exatas, subestruturas e reações. O acesso ao conteúdo deve ser feito por meio do link “buscar base” do Portal


31.01.18

Investigação pode ajudar a salvar espécie de caranguejo em extinção

O C. guanhumi é uma categoria classificada como criticamente em perigo de extinção; estudar seu comportamento é fundamental para o manejo adequado e a conservação. Pesquisa recém-publicada pelo Helgoland Marine Research fala sobre o assunto

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd