Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº25

14.09.17

 

A capacitação online do Portal de Periódicos segue a todo vapor. Os cursos virtuais são um modo rápido, fácil e gratuito de se capacitar para uso das ferramentas da biblioteca virtual da CAPES.

Os treinamentos são divididos por áreas do conhecimento e ocorrem de segunda a sexta-feira, em horários variados.

As próximas turmas vão abordar Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Na última semana de setembro, os usuários poderão aprofundar os conhecimentos nas Ciências Exatas e da Terra.

Para participar, siga os passos:

  • Faça login no Meu Espaço (caso ainda não possua identificação, faça o seu cadastro clicando em “Novo usuário”)
  • Entre na área de Treinamentos - Escolha a turma que se encaixe melhor no seu perfil
  • Clique em “Solicitar inscrição”
  • Acompanhe, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso

Clique no banner abaixo para ver a agenda completa dos treinamentos online.

 

Conteúdos de computação da ACM disponíveis no Portal de Periódicos

A CAPES assina duas coleções da Association for Computing Machinery (ACM) para acesso pela comunidade acadêmica brasileira

O Portal de Periódicos disponibiliza¹ para os seus usuários conteúdos da Association for Computing Machinery (ACM). O acervo da biblioteca virtual da CAPES engloba duas coleções da editora: ACM Computing Reviews e ACM Digital Library.

De acordo² com o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Lisandro Granville, a computação está presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Por isso, visando a necessidade de compartilhar conhecimento sobre a área, o Portal de Periódicos democratiza o acesso às plataformas da ACM.

“Computação há muito tempo deixou de ser uma ciência para poucos. Ela é participante ativa das grandes mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, estando muito presente no dia a dia das pessoas e nas atividades profissionais, seja de que área for”, afirma Granville. Além disso, segundo ele, “não é mais adequado que essa ciência esteja restrita somente a cursos técnicos ou de graduação na área”.

ACM Computing Reviews

A base referencial oferece livros, trabalhos de conferências e cerca de 30.000 revisões e comentários a artigos de periódicos. Além da área de Ciência da Computação, a ACM Computing Reviews possui materiais relacionados às áreas de Matemática, Ensino de Ciências, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações. Possui conteúdo a partir de 1985 e apresenta novas resenhas publicadas diariamente.

ACM Digital Library

A Biblioteca Digital da ACM é um repositório de documentos em texto completo publicados pela própria associação e por entidades associadas. Entre diversos tipos de materiais, a coleção inclui revistas científicas e anais de conferências e congressos com artigos de pesquisa nas áreas de computação e tecnologia da informação.

Acesse as plataformas da ACM por meio da opção Buscar base do Portal de Periódicos.

¹ Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

² Citação retirada da Revista da Sociedade Brasileira de Computação – volume 34, edição 02/2017.

 

Notícias do Portal de Periódicos

04.09.17

CAPES adota identificador digital para inscrição em programas internacionais

O número ORCID é um “nome” digital permanente para identificação de pesquisadores. O código tem 16 dígitos e é único para cada pessoa


01.09.17

JCR apresenta dados de 2016

Os usuários do Portal de Periódicos já podem acessar as informações atualizadas registradas pelo Journal Citation Reports, da Clarivate Analytics. O conteúdo pode ser localizado pela opção “Buscar base”


30.08.17

Conheça o Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos

A atual formação do GT foi designada pela portaria nº 92 de 5 de maio de 2017

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd