Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº60

14.03.19

 

Está no ar a programação de 2019 dos treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES. A comunidade acadêmica brasileira tem à disposição diversas turmas, divididas por áreas do conhecimento, para conhecer melhor as ferramentas disponíveis para os usuários. As inscrições estão abertas.

A estrutura da capacitação passou por uma remodelagem, mas continuará acessível em ambiente virtual. A tecnologia utilizada pela CAPES é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os treinamentos permanecem gratuitos e disponíveis para todos os interessados. Os usuários têm direito ao certificado de participação autenticado, agora com novo layout e descrição do conteúdo ministrado no dia.

A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo.

Saiba mais

 

Hábitos nocivos matam mais de 60 mil brasileiros de câncer por ano no Brasil

Estilos de vida que incluem tabagismo, consumo de álcool, sobrepeso/obesidade, dieta pouco saudável e falta de atividade física, entre outros fatores, têm sido associados ao aumento do risco de pelo menos 20 tipos de câncer. Um estudo sobre o tema acaba de ser publicado pela revista científica Cancer Epidemiology, disponível no acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Um dos cálculos levantados pelos pesquisadores indica a proporção de casos e mortes por câncer que poderiam ser potencialmente evitados com a eliminação ou redução de hábitos nocivos frequentemente adotados no Brasil. “Estimamos que o estilo de vida não saudável causa cerca de 114 mil casos (27% do total) e 63 mil mortes (34% do total) de câncer por ano no país. Consideramos os resultados desse estudo importantes para informar a população e embasar políticas públicas sobre o impacto da redução de fatores de risco na epidemiologia do câncer no Brasil”, propõe Leandro Rezende, autor do trabalho.

Rezende aponta que os números poderiam ser drasticamente diminuídos com a redução de cinco principais fatores de risco relacionados ao estilo de vida: tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividade física. “Atualmente, há consenso na literatura científica que a adoção de estilo de vida não saudável está associada ao aumento no risco de 20 tipos de câncer: laringe, pulmão, esôfago, orofaringe, cólon e reto, cavidade oral, bexiga, fígado, estômago, colo e corpo do útero, rim, vesícula biliar, mama, pâncreas, leucemia mieloide, mieloma múltiplo, tireoide, ovário e próstata”, analisa.

Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), esses tipos da doença correspondem a cerca de 80% de todos os casos diagnosticados no Brasil (excluindo câncer de pele não melanoma). De acordo com a investigação, a incidência de câncer de pulmão, laringe, orofaringe, esôfago e colón e reto pode ser reduzida pela metade, caso existam políticas adequadas que apoiem a transformação de hábitos dos brasileiros. Ademais, a mortalidade de 13 dos 20 tipos de câncer analisados pode ser reduzida em 20%.

Para Rezende, a eliminação do tabagismo, seguido de redução do excesso de peso e controle do consumo de álcool são os fatores que representariam maior impacto na prevenção de casos e mortes por câncer no Brasil.

Portal de Periódicos e o apoio para desenvolvimento da ciência Leandro Rezende foi bolsista da CAPES durante seu período de mestrado e é usuário do Portal de Periódicos. “O apoio da CAPES me proporcionou uma experiência importante para que eu pudesse me dedicar ao curso e me desenvolver como pesquisador. Além disso, o acesso gratuito aos mais importantes títulos das áreas de Medicina e Saúde Pública disponibilizados por meio do Portal de Periódicos foram e são fundamentais para o processo científico”, avalia.

O artigo científico Proportion of cancer cases and deaths attributable to lifestyle risk factors in Brazil foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Harvard. Além de Rezende, participaram da pesquisa os cientistas Dong Hoon Lee, Maria Louzada, Mingyang Song, Edward Giovannucci e José Eluf-Neto.

A publicação Cancer Epidemiology pode ser acessada por meio do link buscar periódico do Portal. O título se dedica a ampliar a compreensão sobre causas, prevenção e controle do câncer. O escopo abrange todos os aspectos da epidemiologia da doença, incluindo estatística descritiva, estudos de fatores de risco para início, desenvolvimento e prognóstico, triagem e detecção precoce, prevenção, controle e questões metodológicas. O ISSN da revista científica é 1877-7821.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Notícias do Portal de Periódicos

12.03.19

Pesquisa brasileira aponta benefícios do extrato de jabuticaba na prevenção de doenças

Publicado pelo Journal of Functional Foods, o estudo mostra como pesquisadores obtiveram uma grande quantidade de compostos bioativos da casca da fruta em um pequeno volume de extrato


07.03.19

Clarivate Analytics promove treinamentos presenciais de plataformas disponíveis no Portal de Periódicos

Usuários de diversos locais do país poderão esclarecer dúvidas e conhecer melhor as bases de dados Integrity, Web of Science, JCR e Derwent Innovations Index


25.02.19

Britannica Escola apresenta nova plataforma

Desenvolvida a partir de parceria entre CAPES e Encyclopædia Britannica, a base de dados é voltada ao Ensino Fundamental e incentiva a prática e o domínio de conceitos ensinados em sala de aula


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.4.3, © phpList ltd