Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº48

31.08.18

 

A CAPES oferece treinamentos on-line sobre o Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes.

Os cursos virtuais são um modo rápido, fácil e gratuito de se capacitar para uso das ferramentas da biblioteca virtual. Os treinamentos são realizados de segunda-feira a sábado, em horários variados, e oferecidos por área do conhecimento.

São várias possibilidades à disposição dos usuários. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes têm a oportunidade de assistir apresentações ministradas por representantes de editoras e sociedades científicas com as quais a CAPES assina os conteúdos.

Para fazer a inscrição e participar dos treinamentos, siga os passos:

  • Faça login no Meu Espaço (caso ainda não possua identificação, faça o seu cadastro clicando em “Novo usuário”)
  • Entre na área de Treinamentos
  • Clique em “Solicitar inscrição”
  • Acompanhe, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso

Clique no banner abaixo para ver a agenda completa dos treinamentos online. Bom curso!

Portal de Periódicos inicia período de renovação de contratos com editoras

Ao longo de quase 18 anos de existência, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) se consolidou como uma ferramenta importante de apoio ao avanço da ciência no Brasil. A Diretoria de Programas e Bolsas no País e a Coordenação-Geral do Portal de Periódicos negociam anualmente com as editoras internacionais no intuito de garantir acesso ao acervo científico atualizado e de alto nível para a comunidade acadêmica brasileira.

Os conteúdos indexados na biblioteca virtual da CAPES são assinados por tempo determinado em contrato. Ao final do prazo acordado é preciso fazer a renovação, caso seja interesse da comunidade manter o acesso ao periódico ou à base de dados. A renovação já foi iniciada e a equipe do Portal de Periódicos conta com o apoio dos usuários nesse processo.

A manifestação dos pesquisadores é o melhor indicador da necessidade de continuidade ou não dos conteúdos no acervo. A partir da indicação registrada da comunidade acadêmica – seja por meio de e-mail, carta ou ofício – a equipe de desenvolvimento de coleções do Portal de Periódicos reúne as demandas, organiza as informações necessárias e repassa para a equipe de contratos, informando sobre as renovações ou novas contratações – desde que a CAPES disponha de orçamento. Nesse aspecto, os membros da comunidade acadêmica são peças-chave para a seleção de quais materiais são mais relevantes para cada área do conhecimento.

Avaliações e comentários sobre os conteúdos que estão em fase de renovação contratual devem ser encaminhadas com uma análise explicativa. Ao colaborar, os usuários devem justificar as razões pelas quais as coleções devem ser mantidas ou não. A ação é importante para ampliar o entendimento sobre as reais necessidades de quem acessa as informações rotineiramente. Professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes têm à disposição o e-mail periodicos@capes.gov.br como canal de comunicação para acionar e se comunicar com a equipe.

Os editores que estão em fase de avaliação da necessidade de manutenção no acervo do Portal de Periódicos da CAPES são:

  • American Association for the Advancement of Science (AAAS)
  • American Physiological Society (APS)
  • Annual Reviews (AR)
  • American Society for Testing and Materials (ASTM)
  • Begell House
  • BioOne
  • Emerald
  • Mary Ann Liebert
  • Nature
  • The Optical Society of America (OSA)
  • ACSSES Digital Library

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Notícias do Portal de Periódicos

30.08.18

Arquivo histórico da revista Picture Post faz parte do acervo do Portal de Periódicos

O conteúdo é considerado modelo de pioneirismo do jornalismo fotográfico e retrata a realidade britânica entre as décadas de 1930 e 1950


29.08.18

Projeto da NASA aglomera conteúdo científico de Astrofísica e áreas correlatas

A biblioteca digital Astrophysics Data System (ADS) oferece acesso a três bases referenciais com resumos: Astronomy Database, Instrumentation Database e Physics and Geophysics Database


16.08.18

Polícia Federal assina termo para acesso ao Portal de Periódicos CAPES

“Nossa expectativa é que tenhamos uma PF com qualificação internacional”, pontuou o presidente substituto da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd