Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui.

Ter um universo de conteúdo científico na ponta dos dedos é o que todo acadêmico deseja. E é exatamente isso que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) proporciona à comunidade brasileira por meio do Portal de Periódicos.

Realizar pesquisas em um acervo tão amplo tem inúmeras vantagens, mas não é raro surgirem dúvidas. É por isso que a CAPES oferta treinamentos online gratuitamente para os usuários, de segunda-feira a sábado, em diversos horários. A capacitação é feita com o auxílio do MConf – recurso de conferência web provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – e é uma oportunidade rápida e prática de conhecer melhor as funcionalidades do Portal de Periódicos. Os usuários também encontram materiais didáticos dos conteúdos no menu Suporte da home.

Existe ainda um caminho complementar para apoiar alunos, bibliotecários e pesquisadores: os próprios editores oferecem canais para que o público dissolva as dificuldades referentes a conteúdos e ferramentas de busca.

Para que os usuários conheçam e desfrutem desses meios, o Portal de Periódicos reuniu informações disponibilizadas por alguns editores sobre os recursos disponíveis, que variam desde tutoriais e guias a vídeos e e-mails de contato direto com a equipe técnica.

Guarde essas dicas!

Begell House

A editora mantém um canal de vídeos com dublagem em português. A página ainda é recente, mas vale a pena se inscrever e acompanhar os uploads.

Os usuários também podem solicitar materiais informativos ou enviar dúvidas e sugestões diretamente para o e-mail southamerica@begellhouse.com.

BioOne

Representada pela PCG, a editora mantém uma página com informações, guias, tutoriais e vídeos (alguns incluem legenda).

BMJ

A British Medical Journals (BMJ) coloca à disposição dos usuários um e-mail de contato para atendimento de todos os tipos (solicitações, dúvidas, sugestões etc.): LatAmSupport@bmj.com.

Clarivate Analytics

A editora lançou recentemente o LibGuides. Trata-se de um site onde o usuário encontra informações sobre diversos conteúdos disponibilizados por meio do Portal de Periódicos da CAPES, como o Web of Science e o Journal Citation Reports, entre outros.

Contém vários recursos, como toolkit para bibliotecários, guia para autores e pesquisadores, suporte técnico, calendário de treinamento, vídeos de suporte, links mais pesquisados, guias em PDF e outras alternativas para auxiliar o usuário no entendimento das ferramentas.

Além do LibGuides, a Clarivate Analytics alimenta também uma página de vídeos no YouTube, que podem ser visualizados no canal Web of Science Training.

Dot.Lib – diversos editores

A Dot.Lib representa diversos editores que compõem o acervo do Portal de Periódicos, como American Society of Civil Engineers, Thieme, Science of Synthesis, Project Muse, Jstor, Cold Spring Harbor, entre outros.

A empresa reúne vídeos com tutoriais referentes às editoras parceiras no canal DotlibTV. Os vídeos têm legenda disponível e muitos deles são produzidos pela própria Dot.Lib – nesse caso, o material é totalmente em português.

Vale lembrar que o canal é alimentado regularmente, então a dica é se inscrever para receber as atualizações assim que elas ocorrem.

Adicionalmente, a marca oferece aos usuários um e-mail para contato direto com a equipe de treinamento para tirar dúvidas ou solicitar materiais didáticos: treinamento@dotlib.com.

EBSCO – diversos editores

A EBSCO também é uma organização que representa vários editores científicos, fazendo a ponte entre as marcas parceiras e as instituições que utilizam os conteúdos.

A empresa oferece uma página de Recursos em Português, onde são encontrados vídeos e tutoriais da plataforma EBSCOHost.
Abaixo estão links de apoio ao usuário de alguns editores representados pela EBSCO:

Association for Computing Machinery;
American Institution of Physics;
Cambridge University Press;
IEEE;
Oxford University Press;
OECD;
SAGE.

Elsevier

A editora Elsevier disponibiliza um e-mail de comunicação para atendimento aos usuários: usinfo@elsevier.com.

Além disso, oferece páginas de suporte e material de apoio para alguns conteúdos individualmente:

ScienceDirect (acesso, FAQ, treinamentos, como usar o produto, conteúdo);
Scopus (FAQ, correções, tutoriais e acesso e uso) – o Scopus tem ainda um blog com dicas, novidades e outras informações sobre o recurso;
Reaxys (acesso, treinamentos, como usar o produto, conteúdo);
Compendex | Engineering Village (guia de referência rápida em português) – este conteúdo também tem um blog e uma página de vídeos.

Emerald

A editora investe no desenvolvimento de material direcionado para o público brasileiro. Os principais recursos oferecidos são:

Guias de acesso à plataforma Emerald Insight em português (entre outros idiomas) para usuários e bibliotecários;
Playlist com vídeos tutoriais animados em português;
Página no Facebook para divulgar treinamentos via Portal de Periódicos e informações sobre publicações e atividades;
• Atendimento ao usuário por meio de contato direto com uma profissional brasileira, responsável por esclarecer dúvidas e promover treinamentos online e presenciais da editora: Tutilla Aragão (taragao@emeraldgroup.com ou latinamerica@emeraldinsight.com).

Mary Ann Liebert

Também representada pela PCG, a editora oferece aos usuários um link de perguntas mais frequentes, com dados úteis para a comunidade acadêmica em geral e informações específicas para pesquisadores que desejam submeter trabalhos aos periódicos da Mary Ann.

ProQuest

A editora oferece o LibGuides, uma página em português específica para os usuários do Portal de Periódicos da CAPES, onde são disponibilizados materiais como gravações de treinamentos, guias para criar estratégias de busca, caderno de exercícios com estratégias de busca, quiz básico e avançado para testar conhecimentos em caracteres de busca, informações sobre as bases de dados, tutoriais para uso da plataforma e contatos do treinador ProQuest.

Outras ferramentas interessantes para os usuários assíduos do conteúdo são:

Newsletter: notícias/informações relevantes e agenda de treinamentos online;
Página de vídeos curtos sobre uso da plataforma;
Blog em português: novidades, notícias relevantes sobre carreira, biblioteca e instituição;
Página da ProQuest em português;
Página de suporte internacional

Adicionalmente, a editora desenvolveu dois folders digitais direcionados aos usuários da biblioteca virtual da CAPES:

Bases de dados ProQuest no Portal de Periódicos da CAPES;
Base de dados Technology Collection.

Springer Nature

Eventuais dúvidas de usuários, tanto referentes à plataforma SpringerLink quanto aos periódicos da Nature.com, devem ser direcionadas para a especialista Paula Sebastiany, pelo e-mail de contato paula.sebastiany@springernature.com.

Antes de contatar a profissional, os usuários podem encontrar respostas aos seus questionamentos nos links abaixo, que reúnem conteúdo/materiais de suporte da editora em inglês:

Tutoriais
Guias de Usuário
Alertas para Bibliotecários

Em português, a editora oferece os tutoriais:
SpringerLink: Introdução
SpringerLink: Iniciando a pesquisa
SpringerLink: eBooks
SpringerLink: Periódicos
SpringerLink: Citações & Métricas
SpringerLink: Usuário Administrador (para bibliotecários)

Está em fase de desenvolvimento o Portal para Bibliotecários – página para divulgação do conteúdo exclusivo do Portal de Periódicos. O site abriga, entre outros dados, vídeos e tutoriais da Springer Nature.

Wiley

Os usuários do Portal de Periódicos têm à disposição vários recursos de pesquisa da Wiley. Para otimizar a experiência de navegação, a editora oferece três canais principais:

Tutoriais de autoaprendizagem gratuitos e com áudio completo disponível em vários idiomas, inclusive português;

Guia do usuário para vários conteúdos, incluindo os da Wiley Online Library e da Cochrane Digital Library;

Registro de alertas que oferece, a partir do preenchimento de um formulário, opções para o usuário ficar por dentro de suas áreas de interesse e novidades da marca.

 

 

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd