Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº41

15.05.18

 

O Portal de Periódicos indexou recentemente uma base de referências que busca promover a Bioquímica e a Biologia em uma variedade de contextos educativos.

Os usuários da biblioteca virtual têm acesso integral à plataforma Sciberbrain, que comporta uma coleção de recursos direcionados ao debate da ciência, ligados especialmente a áreas como engenharia genética, células-tronco, vacinas, testes clínicos e química cerebral.

O conteúdo está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, englobando docentes e estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio, principalmente.

O Sciberbrain apoia discussões tanto na sala de aula quanto em eventos multidisciplinares, além de atuar como inspiração para a próxima geração de jovens cientistas.

O projeto é iniciativa da Biochemical Society, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1911 e voltada para aprendizagem em benefício do avanço da Bioquímica.

A plataforma está disponível no Portal de Periódicos para todos os brasileiros com interesse em ciência.

Saiba mais

 

 

Conhecimento para todos: acesse os títulos Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças"

Imagine como seria ficar por dentro dos principais temas ligados à ciência por meio de um conteúdo com linguagem acessível. Pense também em como seria interessante ter à mão informações com os mesmos critérios acadêmicos, mas adaptadas para os pequenos leitores. Agora vem a boa notícia: existe um parceiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que desenvolve o trabalho direcionado para o público geral, incluindo crianças, adolescentes, jovens e professores do ensino infantil ao superior: o Instituto Ciência Hoje (ICH).

Por meio do Portal de Periódicos, a comunidade acadêmica brasileira e o público em geral têm acesso a duas publicações editadas pelo ICH – entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica: os títulos Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). A disponibilização do conteúdo tem a intenção de favorecer o acesso a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.

O ICH é referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e da tecnologia, captando todas as áreas do conhecimento. Os títulos – detalhados abaixo – são de acesso aberto e podem ser visualizados por qualquer pessoa conectada à internet. Para localizar as publicações, entre na opção buscar periódico do Portal e digite o nome ou o ISSN da revista científica.

Ciência Hoje (ISSN 0101-8515)

A revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na intenção de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior, em especial à linha de ação de acesso e divulgação da produção científica. Os autores dos artigos são pesquisadores pós-graduados (ou em nível final de pós-graduação), com ampla experiência na área sobre a qual escrevem. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira.

Com textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível. Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças (ISSN 0103-2054)

A publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país.

Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se tornar um instrumento democrático a ser utilizado pelos professores para aprofundar a compreensão de estudantes da educação básica acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de toda a comunidade discente e docente, independentemente da formação inicial.

Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade do país.

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Notícias do Portal de Periódicos

09.05.18

Teoria final de Stephen Hawking sobre a origem do universo está disponível no Portal de Periódicos

Baseado na teoria das cordas, o estudo prevê que o universo é finito e muito mais simples do que dizem as várias teorias atuais sobre o Big Bang. Veja as formas de acessá-lo


08.05.18

Estudo analisa enorme quantidade de vírus gigantes encontrados no Brasil

Também foram avaliadas amostras da Antártida, mostrando a alta resistência que o grupo tem a diferentes temperaturas. Os resultados estão disponíveis em artigo publicado pelo periódico Virology Journal


03.05.18

Coleção reúne documentos sobre política internacional de 1920 a 2010

São aproximadamente 500 mil páginas de publicações e arquivos da Chatham House, entre relatórios, textos de conferências, monografias, folhetos e artigos de periódicos dedicados ao assunto

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd