Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº24

31.08.17

 

Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos são tarefas importantes e que requerem muita atenção.

Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso aos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica.

Um dos comitês que compõem essa pirâmide é o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).

Criado em 2001, o PAAP é um empreendimento cooperativo, coordenado pela CAPES, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações que têm a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica internacional e nacional a instituições de ensino superior e de pesquisa do País.

O Conselho Consultivo, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP.

Clique aqui e conheça a atual formação do Conselho Consultivo do PAAP.

Highwire Press abriga milhões de registros científicos

A plataforma disponibiliza artigos e outros conteúdos próprios e de parceiros, como universidades e sociedades científicas

A comunidade acadêmica brasileira tem acesso, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, ao conteúdo da Highwire Press – entidade independente afiliada à Universidade de Stanford há mais de 20 anos.

A plataforma foi desenvolvida com a missão de auxiliar organizações científicas na disseminação de informação acadêmica primária, hospedando seus conteúdos online. Entre os principais parceiros estão diversas sociedades científicas.

A Highwire Press também produz versões online de alto impacto, periódicos revisados por pares, livros e outros conteúdos acadêmicos.

Atualmente, a Plataforma de Publicação Inteligente da HighWire (HighWire’s Intelligent Publishing Platform) suporta mais de 3000 periódicos, livros, trabalhos de referência e procedimentos, segundo informações da marca.

O Portal de Periódicos disponibiliza dois links de acesso à plataforma: a coletânea “HighWire: Free Online Full Text Articles”, com conteúdo de acesso aberto, e a coleção “Highwire Press”, com conteúdo restrito* a algumas instituições que participam da biblioteca virtual da CAPES.

Por meio da coleção nomeada “HighWire: Free Online Full Text Articles”, os usuários têm à disposição milhões de artigos de livre acesso, que inclui coleções completas, títulos com acesso liberado durante um período pré-determinado e publicações com coletâneas retrospectivas. A base abriga várias áreas do conhecimento, como Multidisciplinar, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Na “Highwire Press”, os usuários encontram textos completos de publicações de universidades e sociedades científicas com ênfase nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

Entre os conteúdos da plataforma, é possível localizar artigos de publicações como: Science Magazine, The Plant Cell, Microbiology, Journal of Cell Biology, Molecular Pharmacology, Pediatrics, Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e Journal of the American Medical Association (JAMA).

Pelo Portal de Periódicos, é possível localizar a plataforma de dois modos: pela opção Buscar base ou pelo link Buscar periódico (inserindo o nome do título desejado ou selecionado o Editor/Fornecedor Highwire Press).

*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

 

Notícias do Portal de Periódicos

25.08.17

Slack Incorporated é premiada em três categorias da ASHPE

A American Society of Healthcare Publishing Editors (ASHPE) reconhece anualmente a excelência editorial e de design em publicações de cuidados com a saúde


24.08.17

Conselho Consultivo do PAAP se reúne na CAPES para debater temas importantes

A primeira reunião de 2017 apresentou os novos membros do Conselho. A pauta do encontro englobou tópicos relacionados ao Portal de Periódicos, como renovação de contratos, estudo de uso da coleção e acesso aberto


23.08.17

Coleção de periódicos da Sage ganha novos títulos

Além da aquisição de novas publicações na área da psicologia, a editora contabiliza outra conquista: o prêmio “ABC Accessible Publisher 2017”

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd