Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº20

28.06.17

 

O Portal de Periódicos segue com inscrições abertas para os treinamentos online. Os cursos virtuais são um modo rápido, fácil e gratuito de se capacitar para uso das ferramentas da biblioteca virtual da CAPES.

Os treinamentos são divididos por áreas do conhecimento e ocorrem de segunda a sexta-feira, em horários variados.

As próximas turmas vão abordar as Ciências da Saúde. Na primeira semana de julho, os usuários poderão aprofundar os conhecimentos nas Ciências Exatas e da Terra.

Para participar, basta seguir os passos:

- Faça login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, faça o seu cadastro clicando em “Novo usuário”)

- Entre na área de Treinamentos

- Escolha a turma que se encaixe melhor no seu perfil

- Clique em “Solicitar inscrição”

- Acompanhe, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso

Clique no banner abaixo para ver a agenda completa dos treinamentos online.

 

Conteúdos de acesso aberto do Portal de Periódicos podem ser visualizados de qualquer lugar

Além dos títulos assinados, que dependem de reconhecimento de IP, o Portal de Periódicos oferece um vasto conteúdo livre, acessível por qualquer cidadão que deseja realizar pesquisas

O Portal de Periódicos indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual da CAPES abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Os materiais de acesso aberto são de alta relevância científica e possuem conteúdo confiável para pesquisa, seguindo o padrão de qualidade definido para o acervo do Portal de Periódicos.

Um exemplo é o Directory of Open Access Journals (DOAJ), que opera como um diretório online que indexa e fornece acesso livre a revistas científicas conceituadas, revisadas por pares e em diversas áreas do conhecimento. A plataforma reúne cerca de 9.500 publicações de 126 países, somando mais de 2.5 milhões de artigos.

Outra base de conteúdo aberto é a Free Medical Journals. A editora defende o acesso irrestrito ao conhecimento científico, com o prenúncio de que isso terá um grande impacto na prática médica. São mais de cinco mil títulos disponíveis, distribuídos em tópicos que englobam especialidades da medicina.

Um terceiro exemplo é o Scientific Electronic Library Online (Scielo – Brasil). Além de uma ampla coleção de livros nacionais, o diretório oferece busca integrada de artigos de vários países: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Os números registrados são de 1.249 periódicos, 39.651 fascículos, 573.525 artigos e 13.005.080 citações.

Para localizar as publicações livres o usuário pode utilizar qualquer ferramenta de busca do Portal de Periódicos ou, se não souber onde encontrá-las, é possível filtrar uma lista com esse conteúdo.

Basta entrar na opção Buscar base e clicar na aba “busca avançada”. No campo “tipo”, selecione “Sites com periódicos de acesso gratuito”. Depois é só clicar em “enviar” e conferir os links disponíveis.

 

Notícias do Portal de Periódicos

23.06.17

American Physical Society disponibiliza coleção de publicações em Física

São mais de 10 títulos especializados em texto completo, que cobrem todos os ramos da área, como física molecular, nuclear, física moderna, dentre outras, com disponibilidade de acesso a partir de 1970


20.06.17

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a título especializado em Radiologia

A revista científica Radiology, da Sociedade Radiológica da América do Norte, publica mensalmente cerca de 300 páginas com abordagens diversas ligadas ao diagnóstico por imagem


06.06.17

É possível fabricar tijolos com o solo de Marte

Em pesquisa publicada pelo periódico Scientific Reports, cientistas propõem técnica para desenvolver abrigos e outras estruturas com o solo marciano. O estudo é importante para a cobertura da Missão Marte, que objetiva levar pessoas para morar no planeta vermelho

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd