Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº19

14.06.17

 

No dia 25 de maio, a CAPES recebeu representantes de editoras científicas que compõem o acervo do Portal de Periódicos para dar início ao diálogo acerca da renovação de contratos.

O diretor de Programas e Bolsas no País, Geraldo Nunes Sobrinho, introduziu a reunião com um panorama geral da atuação do Portal de Periódicos.

“O Portal é um sucesso, mas nós não estamos ancorados nele. Estamos com a perspectiva de ver o que está acontecendo no mundo em relação à questão do acesso à informação”, destacou o diretor.

Um dos pontos levantados foi o ingresso do Portal de Periódicos no movimento internacional Open Access 2020.

Em abril deste ano, o presidente da CAPES, Abílio Neves, assinou a carta de intenção da iniciativa, colocando a agência entre as 83 instituições no mundo que estão seguindo nessa direção.

“Estamos trabalhando em conjunto com entidades da Alemanha, da Califórnia e do Canadá para verificar como elas estão renegociando os contratos. Queremos utilizar a expertise para remodelar nossos acordos com uma nova ótica, assim como está sendo feito em diversas partes do mundo”, anunciou Elenara Almeida, coordenadora-geral do Portal.

As negociações com os editores seguem, mas é certo que o acervo do Portal de Periódicos será mantido.

Saiba mais detalhes do encontro

 

Coleções de Música estão à disposição para estudiosos da área

Entre as plataformas oferecidas no acervo do Portal, os usuários encontram dois tesouros das Artes: Alexander Street Press e Grove Music Online

Grandes artistas da música brasileira buscam inspirações no cenário internacional, que reúne, em consonância e em complemento ao que se encontra no país, uma ampla variedade de estilos e ritmos.

A profissionalização se mostra, ao longo dos anos, uma necessidade para os especialistas da área. Nessa perspectiva, o Portal de Periódicos oferece aos usuários algumas bases de dados especializadas, como a Alexander Street Press e a Grove Music Online.

A lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960, criou a Ordem dos Músicos do Brasil, com a finalidade de acompanhar em todo o país a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Muito antes da oficialização, o Brasil apresentava a característica marcante de abrigar muitas culturas. E entre os grandes destaques da nação, está uma enorme diversidade musical.

Saiba mais sobre as plataformas Alexander Street Press e Grove Music Online. Para acessar outros conteúdos especializados, pesquise no Portal de Periódicos pela área do conhecimento “Linguística, Letras e Artes” em buscar base, busca avançada.

Alexander Street Press

A base Alexander Street Press apresenta obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert. A plataforma inclui ainda conteúdos de artes, filosofia e teologia.

Na coleção, os usuários do Portal de Periódicos encontram cinco bibliotecas, que incluem diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens.

Todos os materiais podem ser acessados pela opção Buscar base, basta inserir no campo de busca o nome do banco de informações desejado: Classical Music Library, Classical Scores Library, Digital Karl Barth Library, Digital Library of Catholic Reformation ou Digital Library of Classic Protestant Texts.

Grove Music Online

Editada pela Oxford University Press, a Grove Music Online reúne diversas informações da área musical, como biografias, artigos, bibliografias e recursos multimídia, além de uma série de funcionalidades para sanar a necessidade de pesquisadores.

Por meio da plataforma, também é possível acessar obras de referência: The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd Ed.; New Grove Dictionary of Jazz, 2nd Ed.; New Grove Dictionary of Opera; Oxford Dictionary of Music; Oxford Companion to Music; Grove Dictionary of Musical Instruments, 2nd Ed.; e Grove Dictionary of American Music, 2nd Ed.

Acesse o conteúdo pela opção Buscar base.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

 

 

Notícias do Portal de Periódicos

13.06.17

Help desks do Portal de Periódicos se reuniram em semana de atividades na CAPES

O encontro teve como objetivos a interação dos grupos, o debate sobre as atividades desenvolvidas, a troca de experiências e a avaliação de conteúdos


31.05.17

Ovid cria plataforma exclusiva para atender usuários do Portal de Periódicos

A página reúne os títulos da editora assinados pela CAPES. O objetivo é facilitar a visualização do conteúdo e oferecer um espaço com tutoriais e formulários para feedback dos usuários


23.05.17

Preocupação pode fazer bem à saúde

Estudo da Universidade da Califórnia mostra que, na medida certa, a preocupação pode trazer benefícios, como motivar as pessoas a serem mais proativas e saudáveis. Os resultados foram publicados pelo periódico Social and Personality Psychology Compass

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd