Para visualizar este e-mail no navegador, clique aqui

Boletim Eletrônico nº16

27.04.17

 

A Primal Pictures – que compõe o acervo do Portal de Periódicos – anunciou a mudança de sua plataforma.

A nova interface é executada em todos os navegadores e dispositivos modernos, sem necessidade de instalar ou desbloquear aplicativos ou softwares, tornando as experiências de busca e pesquisa mais práticas para o usuário.

Entre as novidades, estão:

  • Fácil compartilhamento de conteúdos por meio de links diretos;
  • Visualização panorâmica das imagens em 3D;
  • Layout idêntico em desktops ou tablets;
  • Possibilidade de salvar imagens, textos e filmes direto no dispositivo utilizado.

 

Clique aqui e saiba sobre outros recursos disponíveis.

 

Plataforma multidisciplinar atua como subsídio para comunidade docente

Os títulos da Cambridge Journals podem ser acessados por meio da Cambridge Core – base de pesquisa lançada em 2016 e que está disponível por meio do Portal de Periódicos

Uma das conceituadas editoras acadêmicas que fazem parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES é a Cambridge University Press.

A plataforma Cambridge Core, que pertence à marca, é multidisciplinar, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

Portanto, essa base de dados é uma ferramenta importante não somente para pesquisadores, estudantes e bibliotecários, mas é também de grande relevância para professores de todas as disciplinas – do ensino básico ao superior.

Segundo um estudo* da Faculdade Alfredo Nasser, “não há como exercer a prática docente sem a pesquisa científica; a pesquisa é uma fonte de ampliação na prática docente, trazendo resultados satisfatórios em diversas áreas do conhecimento”.

Pelo Portal de Periódicos, os usuários de instituições de ensino e pesquisa vinculadas ao programa têm acesso a vários títulos em texto completo, com conteúdos que datam a partir de 1887 até a atualidade.

O acervo pode ser acessado na plataforma de busca Cambridge Core – lançada em setembro de 2016. A base, segundo a editora, centraliza de forma “sofisticada e com alto desempenho” os conteúdos da Cambridge Journals e da Cambridge Books.

Para localizar os recursos disponíveis, é necessário entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e digitar o nome “Cambridge”.

As subcategorias contempladas envolvem uma extensa gama de temas, como: genética, botânica, zoologia, ciência da computação, linguística, literatura, filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, educação, matemática, direito, administração de empresas, economia doméstica, medicina, medicina veterinária, entre outras.

*GOMES, Jaqueline M. Ferreira; PAULA, Rafaela Pires de. A importância da pesquisa cientifica no ensino superior: o professor pesquisador. 2015. Disponível em www.unifan.edu.br. Acessado em 18/04/2017.

 

Notícias do Portal de Periódicos

17.04.17

Número de brasileiros fumantes diminuiu consideravelmente nos últimos 25 anos

O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes, mas a redução coloca o país entre os campeões de queda no volume de pessoas que consomem tabaco. Os resultados da pesquisa foram publicados em abril pelo periódico The Lancet


12.04.17

Britannica Escola lança nova plataforma

A partir de agora, o design da base passará a ser mais moderno e atrativo, com tecnologia adaptável para facilitar a pesquisa por meio de telefones e tablets. A plataforma é uma parceria da CAPES com a Encyclopædia Britannica


06.04.17

Energy Citations Database comporta conteúdo técnico e científico do setor energético

A plataforma administra textos completos, citações bibliográficas, conjuntos de dados, arquivos multimídia, softwares e outros tipos de materiais. Os documentos estão disponíveis por meio da biblioteca virtual da CAPES

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui.

powered by phpList 3.6.8, © phpList ltd